Se há algo que todas (ou quase todas) as pessoas gostam é receber presentes. Grande maioria também se sente bem em oferecer presentes a outras pessoas. E não há necessidade de data especial para presentear alguém. Datas comemorativas, contudo, são as épocas com mais procura por presentes. E junto com a busca constante por eles, há certas Etiqueta sobre como dar e receber presentes.
Obrigatoriedade em dar presentes?
Não há obrigatoriedade alguma em dar presentes, muito menos necessidade de se justificar – afinal, problemas financeiros podem acometer as pessoas de tempos em tempos.
Porém, o que você não pode deixar de fazer é deixar a data passar em branco. Em épocas de Natal ou Páscoa, por exemplo, que tal apostar em cartões ou mesmo um e-mail personalizado para desejar “Boas Festas” ou “Feliz Natal/Páscoa”?
Tanto quem enviou como quem recebeu se sentirá satisfeito pela lembrança.
Uma dúvida comum é: há necessidade de presentear todos que lhe darão presente? A resposta é não, mas não se esqueça do agradecimento.
Dúvidas sobre como dar e receber presentes são muito mais comuns do que você imagina. Vamos entrar em detalhes:
Como dar um presente?
Presentear uma pessoa faz parte das regras de etiqueta de uma pessoa – especialmente pela existência de datas especiais, retribuir uma gentiliza ou mesmo para agradar alguém.
Isso se torna uma atitude elegante e educada. Mas como presentear envolve uma situação social, algumas regras de etiqueta são necessárias:
Evite a gafe de dar um presente sem embalagem ou etiqueta. Sem isso, a pessoa não poderá realizar uma troca futura (caso for necessário),
Outro ponto importante é evitar presentes muito pessoais, mesmo com pessoas mais íntimas a você. A probabilidade de erro pode ser maior, principalmente sobre a personalidade da pessoa, tamanhos e caimentos – por isso, pense muito antes de comprar alguma coisa!
Um presente deve ser dado com sinceridade, assim como generosidade – dê algum presente que valorize a pessoa que está recebendo,
Entregue o presente de forma educada – não precisa falar sobre o presente em si,
Deixe sempre um cartão (e escreva algo à mão) junto ao presente,
Se escolher um presente é muito complicado, opte por um Gift Card (cartão de presente, chamado também de vale-presente). Entretanto: não o entregue solto – coloque-o em uma caixa ou mesmo dentro de um lindo envelope.
Lembre-se que grau de intimidade, circunstâncias, ocasião, idade e outros fatores influenciam diretamente no modo como você dá um presente.
Como receber um presente?
Receber um presente também é visto como uma arte, afinal você não pode simplesmente pegar o presente, agradecer de qualquer jeito e virar as costas.
Algumas dicas de boas maneiras, e para evitar constrangimentos nesse momento, são:
Agradecer o presente, abrindo-o (se for do seu feitio) com delicadeza,
Evite dizer “não precisava” – isso é totalmente desnecessário, e pode ser visto, frequentemente, como sarcasmo,
Nunca (nunca mesmo, por favor) peça o valor do presente a quem está lhe dando!
Não é necessário, e muito menos indicado, exibir o presente aos outros – pode ser visto como um ato de indelicadeza (especialmente se alguém não tenha levado presente),
Você recebeu um presente e ficou surpreso e envergonhado por não ter dado nada em troca? Convide a pessoa para um café ou almoço/jantar ou até mesmo compre um presente para retribuir o que foi dado,
Nunca demonstre que você não gostou do presente – isso é falta de educação!
As dicas de como dar e receber presentes podem ser adotadas em qualquer ocasião que envolva esses atos. Ter boas maneiras é imprescindível para ter boas relações com outras pessoas.
amei a dica a partir de agora farei a coisa certa.
Gostei das dicas.tinha o hábito de qdo recebia um presente dizer”não precisava” a partir de agora não direi mais.obrigado pelas dicas.
Gostei da matéria abordada, pois a achei abrangente dentro de uma linguagem clara e elegante. A temática, que para os inoportunos pode ser considerada como atos exigentes e desnecessários, tem, ao contrário de tudo isso, o muito de ética e respeito humano, pois, ao agirmos com polidez, estaremos nos sentido bem e prestigiando e respeitando a convivência com o próximo. Sinto-me, portanto, melhor informado e pronto para agir em qualquer circunstância social após ter lido o esboço desta importante página.
Parabéns!
Foi de uma grande valia para mim.
Parabéns pela matéria. Esse tema é fundamental para nossa convivência social. Pois, orienta a nos tornarmos mais educados e melhorar nossas relações. Dessa forma, as pessoas irão nos ver com uma pessoa mais amável, elegante e assim, passaremos a ser mais respeitados no convívio social.
Adorei todas as dicas , extremamente valiosas , e fáceis de aplicar no dia-dia.
Gostei da forma como foi explicado! “simples, clara, consisa e objectiva” parabéns pelo post…