Uma das regras mais importantes da etiqueta é estar vestido e se comportar da forma correta de acordo com cada ocasião. O terno e o tailleur podem ser ideais para um dia de trabalho, mas não combinam com um almoço descontraído entre amigos, e passa a impressão de que você não se preparou para a ocasião como deveria. Descubra como se vestir bem nas mais diversas situações e não erre no momento de ir a um compromisso.
Dicas de como se vestir bem, para homens
Reunião de negócios
Como se vestir bem em uma reunião de negócios? Estas ocasiões são muito importantes e é preciso ter atenção redobrada. Para momentos como esses, é sempre bom optar por um terno bem cortado e um estilo clássico. O azul-marinho, um tom mais fechado, funciona bem com camisas brancas e gravatas em tons claros, como o lilás e o rosa. Tenha sempre em mente que a vestimenta deve estar de acordo com o local onde você vai fazer a reunião. O estilo clássico, sempre funciona, mas também é possível deixar a gravata de lado e usar um blazer mais despojado se seus clientes forem um start up de tecnologia, por exemplo.
Trabalho
Vestir-se bem no ambiente de trabalho é essencial para manter a autoconfiança e garantir a atenção dos colegas. Cada empresa tem um dress code diferente, portanto é importante estar atento. Se a regra for o uso de terno e gravata, lembre-se que o corte das roupas deve ser bem feito.
Evite ternos muito grandes, calças largas e camisas soltas. Escolha modelos bem ajustados ao seu corpo, sem estarem apertados. A dica é provar o terno e a camisa atentando para alguns detalhes.
É fácil movimentar os braços e ombros vestindo a camisa ou o terno?
A manga da camisa e do terno terminam exatamente no pulso?
A barra da calça está ajustada no tornozelo?
Almoço com os amigos
Mesmo em ocasiões que não exigem tanta formalidade, vestir-se bem é importante. O cuidado com a roupa demonstra também um apreço por si e respeito pelos outros. Escolha mocassins elegantes e tenha em mente que os tênis são calçados feitos apenas para a prática de exercícios, e não para ocasiões sociais. Escolha tons pastéis para criar um contraste elegante. Por exemplo, uma polo em azul-marinho, fica muito bonita com um shorts ou uma calça cáqui.
Dicas de como se vestir bem, para mulheres
Reunião de negócios
Em uma reunião de negócios, é importante atentar para os detalhes e ter discrição. Opte por blazers em tons escuros e não tenha medo de usar uma blusa de alças finas por baixo, com decote reto e pequeno, para dar mais leveza ao visual. Saias lápis são bastante profissionais e devem combinar com a cor do blazer, mas contrastar com a cor da blusa. Lembre-se que este modelo de saia não deve ser apertado demais, ou muito largo. A medida certa é aquela que não aperta sua cintura, está ajustada nas coxas e deixa os joelhos a mostra. Não exagere nos acessórios, prefira brincos e pulseiras discretos. Os sapatos devem ser de salto, para que a silhueta não fique atarracada por conta da saia, mas escolha modelos monocromáticos, e de altura média.
Trabalho
Blazer bem cortados, camisas, saias e calças sociais são ideais para um guarda-roupa de trabalho. Evite exageros, como roupas muito apertadas, decotes e acessórios muito grandes e chamativos. O uso de transparência está na moda e não é preciso evitá-las no ambiente de trabalho, mas use com parcimônia, sempre com uma blusinha branca por baixo, jamais deixe o sutiã a mostra.
Almoço com os amigos
Sinta-se à vontade para usar modelos de jeans skinny, de lavagem escura. Uma blusinha de tecido leve, como o cetim e a seda também vão ajudar a dar leveza e descontração ao visual. Sapatilhas delicadas e sapatos com salto pequeno vão te deixar mais confortável e elegante ao contrastarem com o modelo do jeans. Nestas ocasiões os acessórios modem dar mais charme se forem maiores e combinarem com os tons mais básicos das roupas.
Vestir-se bem é uma forma de aumentar a autoconfiança e valorizar as pessoas e o ambiente onde você circula. Lembre-se de que esta é uma forma de apresentação que impactará diretamente na forma como os outros de enxergam e reagem a sua presença.