Etiqueta no Facebook
Comportamentos desagradáveis e gafes nas redes sociais estão cada vez mais frequentes, portanto, assim como em outras situações da vida, é preciso saber se comportar. É aí que entra a etiqueta no Facebook.
Estar atrás de um monitor não torna nossas atitudes menos relevantes, é preciso lembrar que do outro lado também há pessoas reais, vendo e analisando a forma como agimos e as decisões que tomamos.
Marcar alguém
Cuidado na hora de marcar alguém em uma foto, a pessoa marcada pode não gostar. Se você está em dúvida, peça autorização antes.
Mandar recado
Utilize o chat e o sistema de mensagens privadas do Facebook para enviar uma mensagem de caráter pessoal, afinal, ninguém precisa saber de seus assuntos pessoais.
Indiretas
Não tente resolver pela rede social um problema pessoal que você está tendo com alguém e muito menos fique enviando indiretas sobre o assunto. Enviar indiretas demonstra infantilidade e pode acabar atingindo uma pessoa não relacionada ao assunto.
Jogos e aplicativos
Solicitações de jogos e aplicativos podem ser muito desagradáveis. Quem já não ficou chateado ao visualizar uma notificação e verificar que era somente uma solicitação de aplicativo? Antes de enviar, considere se a pessoa que irá receber está realmente interessada.
Corrente
Evite compartilhar correntes, repetições excessivas podem fazer com que você seja tachado como chato ou sem opinião, além de entupir a página de seus amigos. Antes de repassar um conteúdo, verifique se você realmente gostaria de ter seu nome associado a ele.
Assuntos polêmicos
A diversidade cultural e social no Facebook é muito grande, então é preciso tomar cuidado ao expressar uma opinião sobre assuntos polêmicos como religião, política e sexualidade. O interlocutor pode se sentir ofendido. Em determinadas situações, o mais correto é simplesmente não opinar.
Falar mal da empresa
Não fale mal da empresa ou de seus colegas de trabalho no Facebook, além de ser nada elegante, pode atrapalhar sua carreira profissional ou até mesmo causar sua demissão. Já são muitos os casos de empregados que denegriram a imagem de suas empresas nas redes sociais e foram demitidos por justa causa.
Dupla personalidade
Tente manter uma coerência entre sua vida dentro e fora do ambiente virtual. Antes de se expressar pense se você realmente faria isto se não estivesse atrás de um monitor.
É muito bacana ter uma vida virtual em um perfil do Facebook, mas isto se torna um problema quando esta vida passa a substituir sua interação social cotidiana. O mundo lá fora é muito mais legal e emocionante!